É O MEU RIO GRANDE DO SUL

É O MEU RIO GRANDE DO SUL

quinta-feira, 14 de abril de 2011

COMBATE A DISCRIMINAÇÃO RACIAL



PROPOSTA DE ATIVIDADE SOBRE O “DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL”
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE JOÃO ZANELLA
MUNICIPIO: NOVA PALMA
LOCALIDADE: VILA CRUZ
NOME DO PROJETO: “AÇÕES NO PRESENTE, FUTURO CONSCIENTE”
REALIZAÇÃO: Professores e alunos do Ensino fundamental – 1º ao 5º Ano/ 6ª a 8ª Série.
Perceber ou experimentar que somos diferentes e tão iguais ao mesmo tempo passa, muitas vezes, despercebido aos olhares comuns. Ao olhar mais profundamente, percebemos que as diferenças existem e que precisamos trabalhar nossos sentimentos e nossas ações no sentido de minimizar/erradicar a discriminação de raças.
As cores, as formas e as culturas formam o todo de uma comunidade que, ao congregar-se, mostra a força de um povo que, mesmo diferente, pode caminhar junto, conquistar, reconquistar e experimentar a convivência harmoniosa, o direito e o dever comum a todos.

OBJETIVO GERAL: Incentivar, desenvolver atitudes de compreensão para com a diversidade étnico-racial.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Conhecer diferentes tipos de etnias em nosso país e comunidade.
·         Valorizar a contribuição das diferentes culturas para a formação da sociedade (índio, negro, europeu, oriental...)
·         Conhecer personagens das diferentes etnias que protagonizaram e ou protagonizam histórias diversas.
·         Promover atitudes de respeito e cidadania para com a diversidade étnica.
JUSTIFICATIVA
Em tempo de avanços  tecnológicos o mundo abre muitas portas , mas, em contrapartida, fecha outras.
A discriminação de raças ainda gera polemicas e leis são necessárias para estabelecer normas e punições. Observando este aspecto, podemos entender que o trabalho de conscientização é importante e necessário dentro da escola para que as gerações futuras possam criar leis que revoguem as que foram elaboradas no passado, promovendo assim a igualdade.
Desta forma, sentimos que nossa responsabilidade aumenta, mas também cresce a satisfação de perceber que estamos preparando o educando para a cidadania consciente e livre de preconceitos.
ATIVIDADES PROPOSTAS
·         Assistir vídeos sobre o índio e o negro no Brasil- contribuição na formação do povo brasileiro.
·         Trabalhar com o texto: “BALÕES COLORIDOS” – Autor Desconhecido.
·         Quebra cabeça do texto.
·         Elaborar texto individual/coletivo sobre o tema proposto.
·         Elaborar painel com noticias, poesias, crônicas, textos e imagens sobre o tema.

MATERIAIS UTILIZADOS:
Vídeos
Jornais, revistas, livros.
Papel pardo, canetas coloridas, balões.
Maquina digital, murais, áudio e vídeo, computador.
Biblioteca
Texto: Balões Coloridos e As Borboletas (Vinicius de Moraes)
DESENVOLVIMENTO:
Ao pensar esta proposta e depois de organizado o projeto, os anos iniciais (1º ao 5º) realizaram atividades coletivo-cooperativas com o texto “BALÕES COLORIDOS”. O texto foi lido, debatido oralmente, encenado por alguns alunos, recortado em partes e reconstruído em forma de quebra cabeça. Os alunos do 1º e 2º Ano desenharam sobre o texto e os demais (3º ao 5º Ano) realizaram estudo do texto e produção. Estas atividades foram expostas em varal artístico. Também foi assistido o filme KIRIKU E A FEITICEIRA.
Os anos finais participaram das atividades pesquisando poesias relacionadas ao tema e elaborando painéis com frases sugestivas, bem como debatendo o tema nas diferentes áreas do conhecimento.
Para dar ênfase ao trabalho, foram assistidos vídeos/documentários sobre a formação do povo brasileiro; índios/negros e sua contribuição para a cultura brasileira, e também a participação de outras etnias que aqui chegaram e escolheram este lugar para viver.
GVC MEDIADORES DA LEITURA