É O MEU RIO GRANDE DO SUL

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sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal!!!


Que os anjos que anunciaram o nascimento de Cristo

Possam estar presentes em sua vida
Para anunciar a felicidade e o amor,
Que regem o nosso viver.

Bom Natal e um Novo Ano de muita paz e esperança!!!!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

LINGUAGEM NÃO VERBAL

Ao ouvir a música "Aquarela" de Toquinho - percebemos que: A MAGIA DO SOM E DA IMAGEM ESTÁ NA POSSIBILIDADE DE DESCOBRIR, ATRAVÉS DO PENSAMENTO, QUE A PALAVRA, MESMO ESCONDIDA, PODE SER OUVIDA PELA ALMA.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

BRINCANDO COM AS PALAVRAS -A poesia desenvolvendo a Leitura enquanto competência

Ao assumirmos a tarefa de acompanhar o crescimento cultural, intelectual e cognitivo de crianças e   jovens,  devemos construir em nós o compromisso de 
fazê-lo com sabedoria.
Destacamos aqui a leitura como uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante. 
A autora Miriam Mermelstein fala das dificuldades em trabalhar com poesia em sala de aula e chama a atenção para a importância de resgatar o sentido que a poesia possuía na antigüidade, quando cumpria múltiplas funções como ritual, entretenimento, enigma, profecia, filosofia e competição. “É na atividade criativa com a língua que a criança constrói formas originais de ver o mundo (...) O aluno entra em contato com os recursos estilísticos da poesia para reconhecer
interpretar e criar”. 
Ela coloca, também, que a poesia reclama seu espaço e sua vez nesse planeta conturbado. Várias são as iniciativas de professores que recuperaram o prazer da leitura poética, a degustação de palavras combinadas, a viagem na fantasia das imagens, o fôlego da mesmice. Relatos publicados em sites e revistas de educação e os programas de cursos para professores provam que é possível romper o preconceito de que é difícil trabalhar com poesia.
Preocupados , podemos dizer que atualmente a poesia virou mito em nossas salas de aula. De modo geral, observamos resistências na escola em ler, interpretar, criar e recriar poemas. Trabalhar com poesias para muitos professores tornou-se uma atividade árdua. Fica a tarefa de o professor despertar na criança, o gosto pela poesia, estimulando no aluno a capacidade de criar.
A criança tem capacidade para viver poeticamente, independente da condição social, o conhecimento e o mundo. Cabe a escola criar situações para incentivar a criatividade,  a intuição da criança, de modo a despertar a sensibilidade poética.
O gosto pela leitura vem da criatividade do professor em sala de aula e do planejamento trabalhado na escola... Programa cultural, teatro, dança, artesanato é de fundamental importância para o desenvolvimento psicopedagógico de uma criança.
Resgatar o amor pela arte de nossos alunos só depende de uma equipe multidisciplinar com muita vontade de ver os alunos realmente aprendendo com a criatividade deles mesmos.
Passar a acreditar  e apostar nos mediadores do saber e na criatividade  através do lúdico é um dos caminhos para aguçar os sentidos e o gosto pela poesia e pela leitura.
É  possível resgatar  o gosto pela leitura e  a poesia, pois trabalhar a poesia é aprender a olhar e a sentir o mundo. O primeiro contato que a criança tem com a poesia ocorre ainda no berço, através das cantigas de ninar e prossegue com cantigas de roda, os brinquedos recitados e contados e as quadrinhas populares.  Os jogos de palavras, as repetições e as rimas contidas nessas canções, brinquedos e quadrinhas agradam muito à criança. A criança percebe o mundo de uma forma globalizada e emocional e, na medida em que ela vai aguçando sua percepção, vai compreendendo seu mundo imediato, vai realizando
sua leitura-de-mundo.
O papel da escola é formar o homem integral: razão e emoção. Assim, a escola é também o lugar da poesia. Não se trata de fazer dos alunos poetas, mas de possibilitar-lhes o contato com a beleza, a brincadeira com as palavras, seus sons, significados e formas. Devemos esquecer que trabalhar a poesia é perder tempo, é atrasar conteúdos etc. Esta postura do professor é reforçada pelo desconhecimento que possui da participação da arte no desenvolvimento da personalidade humana. A escola deveria ser o campo de total liberdade de criação e expressão, da criatividade, da imaginação, da fantasia. No entanto,  na maioria às vezes a escola sufoca a imaginação criadora das crianças e jovens, uma vez que o sistema de ensino vigente está mais preocupado em levar o aluno a fixar regras do que em desenvolver sua criatividade.  LEVANDO, Portanto, o homem moderno a se transformar numa espécie de computador sem sentimento, sem sensibilidade.
Atualmente, podemos observar que as pessoas, e em especial os alunos, perderam totalmente o gosto pela leitura. Qualquer coisa é mais atraente que um bom livro. Em função disso, no âmbito escolar, cabe à escola, ao professor, buscar estratégias que façam com que os alunos passem a enxergar a leitura poética como uma atividade prazerosa e não como uma obrigação.
A poesia desvela acontecimentos reais ou não, através da sensibilidade. Para trabalhar a poesia em sala de aula, deve haver uma boa seleção textual, tendo por base os interesses dos alunos e, ainda, propiciar aquelas sensações que corresponde à criação do “estado poético”, permitindo a expansão de sua criatividade, sendo vivida, sentida, experimentada, descoberta. Não basta apenas apresentar bons textos, é necessário que haja paixão da parte do professor, a sensibilidade e a instrumentação docente adequada para que o trabalho atinja
seus objetivos.
A poesia não pode ser só ensinada, mas vivida, sentida, experimentada, descoberta e, por isso, não basta apresentar bons textos, é preciso que haja paixão por parte do Professor. É na infância que a poesia se manifesta na criança. A criança imagina tanto de olhos fechados quanto abertos, pois o seu modo de ver o mundo é baseado na intuição e na emoção. O contato com o texto poético distancia a criança do seu ambiente familiar, faz penetrar em outro universo, um mundo mágico e fantástico que abre a quem se aventura por ele. Acreditamos  ser o professor e ser também a escola um ambiente de fazer com que a poesia tenha a oportunidade  DE aventurar-se até esse mundo mágico da infância, repleto 
de fantasia, do ilógico que só a ela pode transportar.


P O E S I A
OESIA
ESIA
SIA
IA
                 A .... AH!!!!! POESIA ...FANTASIA...ALEGRIA.



QUE POESIA...QUE MÚSICA...QUE COMPOSIÇAÕ!!!!!!
A Lua


Composição: Renato Rocha
A Lua
Quando ela roda
É Nova!
Crescente ou Meia
A Lua!
É Cheia!
E quando ela roda
Minguante e Meia
Depois é Lua novamente
Quando ela roda                      
É Nova!
Crescente ou Meia
A Lua!
É Cheia!
E quando ela roda
Minguante e Meia
Depois é Lua Nova...
Mente quem diz
Que a Lua é velha...
Mente quem diz!